A Bíblia só fala de Jesus aos 12 anos e da sua morte, aos 33 anos. Aonde está o resto dos relatos de sua vida? - Coisas de Crente

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segunda-feira, 26 de novembro de 2018

A Bíblia só fala de Jesus aos 12 anos e da sua morte, aos 33 anos. Aonde está o resto dos relatos de sua vida?

A Bíblia, no fundo, dá poucas informações biográficas sobre Jesus: nasceu em Belém, foi apresentado no Templo de Jerusalém, fugiu do massacre de Herodes, voltou para Nazaré, ía com os pais para visitar o Templo conforme era costume dos judeus (180 KM de caminhada) e depois começou seu ministério público quando tinha 30 anos e morreu na cruz três anos mais tarde, ressuscitando em seguida.

Sendo pessoas curiosas e rodeadas por informações sobre tudo e todos, gostaríamos de saber muito mais sobre Jesus, uma pessoa assim tão especial para nós. Só que Jesus viveu há 2 mil anos e as coisas então eram diferentes.

o passado, não era fácil escrever. Não existia papel e também a tinta era algo caro e não disponível para todos. Por isso a atividade da escritura era reservada a poucos. Ao mesmo tempo, eram também poucos aqueles que sabiam ler. Portanto, primeiro de tudo precisa considerar que a escritura era um privilégio e reservado a poucos. Isso, para o contexto bíblico, serve para considerar que se escrevia só o essencial e que os escritos eram poucos.

Quem escrevia pensava exclusivamente em transmitir uma mensagem para um público específico. Isso é muito particular em relação aos evangelhos. Os 4 evangelhos falam apenas do essencial e não querem escrever sobre a vida de Jesus, mas sobre a sua mensagem. Os evangelhos não são biografias de Cristo. Portanto, essa é a razão pela qual nada sabemos da vida “escondida” de Cristo. Sabemos que o ministério público de Cristo começou com o Batismo no Rio Jordão. Portanto, é a partir dali que os evangelistas concentram suas narrações.

Mateus e João conheceram a Cristo. O testemunho deles é ocular. Ao invés, Marcos e Lucas não conheceram a Cristo, mas ouviram falar dele e contaram aquilo que receberam e escutaram das pessoas que estiveram com Jesus.

Cada Evangelho tem uma preocupação particular, quer contar certos aspectos da vida de Cristo. É por isso que os 4 evangelhos não são iguais. As vezes, alguns eventos aparecem só em um deles. Por exemplo, a parábola do “filho pródigo” aparece só em Lucas; e as Bodas de Caná é contada só por João.

Essas diferenças servem para sublinhar que a preocupação dos evangelistas, como já dissemos, não é a de contar “tim tim por tim” a vida de Cristo, mas alguns elementos daquilo que ensinou. E não se conta tudo, pois a escritura era algo privilegiado. Veja, por exemplo, o que diz João no final do Evangelh (21,25):

Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que não caberiam no mundo os livros que seriam escritos.

Os apócrifos

A curiosidade que você tem sobre o que não se diz da vida de Cristo nos evangelhos não é uma novidade. Já no início do cristianismo as pessoas queriam saber como tinham sido os anos que Jesus passou em Nazaré, até os 30 anos. Para preencher essa lacuna, começaram a aparecer escritos que inventavam episódios sobre a vida de Cristo, que não tem nada de histórico, mas são criados para satisfazer a curiosidade. Essas obras foram escritas bastante tempo depois de Cristo e não têm base histórica e, por isso, não podem ser tomadas como informações confiáveis.

Esses escritos são ditos “apócrifos”. Durante muito tempo essas obras foram “escondidas” (= apócrifo), pois eram tidas como heréticas. De fato, elas trazem coisas que não são ortodoxas e podem provocar incompreensões e falsas conclusões. Mas “esconder” não foi certamente a coisa melhor que se fez. Teria sido muito mais sábio explicar o conteúdo delas e educar as pessoas a lê-las de maneira correta.

Hoje todas essas obras são públicas e muitas podem ser lidas até mesmo na internet. Veja por exemplo esse link.

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Um comentário:

  1. Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade. II Timóteo 2:15

    Esse versículo pode ser divido em três seções distintas. Aprovado, que não tem de que se envergonhar e que maneja a bem a palavra da verdade. A palavra grega para “aprovado” é “dokimon” e significa aquele que passa no teste, por exemplo, no teste de uma moeda, para saber se ela era verdadeira ou falsa. Era assim que um leitor no contexto cultural que foi escrito a passagem de Timóteo entendia. “Dokimon” era um termo usado para aquele que se tornava verdadeiro depois de passar pelos testes de aptidão. Tal teste é por sua vez elevado, não é para todos, mesmo que alguns tenham algum conhecimento, não significa que sejam vocacionados. O obreiro aprovado é aquele que passa pelo crivo de um teste rigoroso. Portanto aqui está o padrão de um obreiro aprovado. Esse é o padrão exigido por Deus.
    Para ser aprovado, em primeiro lugar deve estar submetido aos critérios das escrituras, apto para sofrer, que tenha um caráter de peso, irrepreensível na sua postura. Quero lembrar que irrepreensível não é ser infalível, mas simplesmente deve ser um homem que esteja inteiramente voltado para o progresso espiritual e para o crescimento constante através de um aperfeiçoamento, em segundo lugar deve estar pronto a moldar-se aos padrões divinos de um obreiro. Sofredor, humilde, submisso e lutador.

    Deus quer nos usar! Vamos nos colocar à sua disposição para que Ele nos use nesses dias! Estamos dispostos a servir ao Senhor na sua obra?

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