Por que Deus cria? O Vaticano I disse: “Deus não cria por necessidade. Deus não precisa de nada. Deus é Deus. Sem o mundo, Deus será completamente perfeito”.
Portanto, por que Deus criou? Vaticano I disse: “para manifestar e compartilhar sua glória”. É uma resposta maravilhosa reflexiva sobre uma longa tradição. Vocês sabem o que significa, irmãos e irmãs? Isso significa que todo o universo foi amado para a existência. O que é o amor? O amor, Tomás de Aquino disse, “é quer o bem do outro como outro. O amor não é primariamente um sentimento, embora possa ser acompanhado pelo sentimento. O amor é um grande ato da vontade. Quando eu digo: “Eu desejo o seu bem, não por mim, mas por você”. Amar é romper o buraco negro do ego e dizer: “minha vida é sobre você”.
Então, escute: No que diz respeito a todo o universo, o amor é a base, porque Deus não precisa do mundo. Mas Deus quis que existisse. O que mais a Criação diz para nós? A criação diz que a não-violência é a realidade fundamental. Por quê? É verdade! Escute, veja todos os mitos antigos. As pessoas querem trazer os deuses e deusas de volta. Eu não sei, eu estou feliz que eles se foram. Veja os antigos mitos: deus ou os deuses trazem ordem precisamente através da violência conquistando outro deus, conquistando outros conjuntos de deuses lutando com algo em submissão. Violência levando a ordem. Aliás, essa é a velha mentira, acreditada desde o épico de Gilgamesh até Rambo. Esse é o grande mito.
Mas ouça nossa tradição: Deus cria ex nihilo, Deus cria a partir do nada. Significa que, em um ato puramente generoso e não violento, Deus fala o mundo à existência. Ele não lute com nada em submissão, não conquista ninguém, mas agora Deus quer através de um puro ato de amar o mundo inteiro para a existência. Agora, agora leia o Sermão da Montanha com novos olhos. Quando Jesus disse “ame seus inimigos, abençoe aqueles que vos amaldiçoam, ore por aqueles que o maltratam” Ele não está apenas dizendo que é bom ser legal. O que ele está dizendo é: “viva de tal maneira que você seja congruente com o grão mais profundo do Universo”. É isso o que significa criação. Não-violência a coisa fundamentalmente real. O que mais significa a criação? Quer dizer, quer gostemos ou não, estamos conectados uns aos outros. Thomas Merton disse: “A oração é encontrar o lugar em Ti, onde você está aqui e agora sendo criado por Deus”. Não é uma definição legal de oração? Encontrar esse lugar, agora mesmo onde você está sendo amor e falado em existência. Quando você encontra esse lugar em você, você encontra o mesmo lugar em mim e o mesmo espaço nele, e o mesmo espaço nela e o mesmo espaço em “Irmão Sol” e “Irmã Lua”.
Quando Francisco disse isso, ele não estava assobiando uma música, isso é uma boa metafísica católica. Por causa da Criação, todos nós estamos ligados um ao outro através do “centro” que compartilhamos. Agora, leia novamente a ética da Bíblia. Não está apenas dizendo que é legal ser bom. Está dizendo que você deve reconhecer, pela maneira como vive, que o que nos conecta é sempre mais básico e sempre mais poderoso do que o que nos divide. Nós somos irmãos ontológicos. Aqui está o que eu quero dizer. Somos irmãos e irmãs no nível mais fundamental de nosso ser. Isso é o que significa criação. O quê mais? Veja essa grande história simbólica no livro de Gênesis. O que Deus dá a Adão e Eva? Praticamente pleno reinado no jardim do Éden. Aliás, jardim, o lugar da vida. Santo Irineu disse isto: “A Glória de Deus é um ser humano plenamente vivo”. Deus tem zero interesse em ser nosso rival, zero interesse em nos manter para baixo. Olhe, Deus quer que a gente esteja totalmente vivo. E assim Ele dá a Adão e Eva praticamente o reinado completo no jardim. Coma de todas as árvores, menos uma, eu vou chegar lá, menos uma.
Você sabe o que os pais da Igreja leram daquela maravilhosa liberdade no jardim? Eles lêem como a permissão de Deus para ciência e arte, conversação, política, amizade … tudo isso torna a vida rica e maravilhosa. Isso é o que Deus está dizendo, vá em frente, seja frutífero, multiplique, coma de todas as árvores no jardim. Isso é o que Deus quer para nós, vida, vida, vida, totalmente vivo. Olhe para a figura de Adão. Oh, como os Pais da Igreja amam isso! Adão dá nomes a todos os animais. Ele os catalogou, katalogon. Ele os ordenou de acordo com os “logos” que Deus colocou neles. Adão, portanto, é o primeiro cientista e primeiro filósofo. Sabe, amigos, é por isso que o conflito entre ciência e religião é sempre trágico. Em quê toda a ciência é baseada? Na inteligibilidade do mundo. Todo cientista, biólogo, químico, psicólogo, qualquer um, todo cientista deve acreditar que a realidade é fundamentalmente inteligível, pode ser conhecida. De onde vem essa convicção? A partir dessa profunda intuição religiosa mística em que todo o mundo foi falado à existência.
No princípio era o Verbo: INTELIGÊNCIA. E tudo veio a SER através dessa Palavra. Amigos, toda a ciência repousa sobre essa suposição fundamental. Então, há Adão nomeando os animais. Ele é ciência … filosofia … Finalmente, Adão andando em amizade fácil com Deus, essa bela alusão no livro de Gênesis que no frio da noite Adão caminha com Deus. Para as pessoas do deserto, esse é o melhor momento do dia, a noite fria, andando em amizade fácil. Você sabe o que isso faz de Adão, de acordo com os Padres da Igreja? Isso faz de Adão um padre. O que faz um padre? Um padre lidera a adoração. O que é adoração? Adoração. O Papa Bento nos deu esta linda etimologia há alguns anos. AD ORATIO: AD ORA. Significa “para fora da boca”. Adorar é estar boca a boca com Deus. Respirando a Vida Divina e depois respirando aquela Vida de volta, neste grande ritmo da graça. Isso é o que fazemos toda vez que adoramos. Toda vez que adoramos, nós redescobrimos o Éden. Nós redescobrimos amizade com Deus.
OK Ato I, Criação, com todas essas implicações e insinuações. Nós devemos sempre começar nossa pregação, nosso ensino, nossa apresentação da Fé com este Primeiro Ato. Você nunca começa com o pecado. Se você começa com o pecado, toda a conversa se torna distorcida, negativa e puritana. Você sempre começa com Graça. toda a conversa se torna distorcida, negativa e puritana. Você sempre começa com Graça.
Tradução: Emerson de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário