Resenha completa do livro “Jesus entre outros deuses”, de Ravi Zacharias
“Qualquer pessoa que afirma que todas as religiões são iguais trai não apenas uma ignorância de todas as religiões, mas também uma visão caricatural até mesmo das mais conhecidas. Cada religião em seu núcleo é exclusiva. ”
O que é verdade? Quem tem a verdade? Como faço para obter um pedaço dessa verdade?
Dependendo de quem você perguntar, de qual religião você perguntar sobre a verdade, com certeza receberá respostas diferentes. Os muçulmanos dirão que o Alcorão contém a verdade. Os budistas encontram a verdade na Iluminação. Os cristãos encontram a verdade na pessoa de Jesus Cristo. E isso é apenas a ponta do iceberg. Existem centenas de milhares de religiões ou ideologias que tentam afirmar o que é verdade. Quem está certo torna-se a questão fundamental. Ou todas estão certas? Todas as religiões não apontam da mesma maneira? Não estão todas interessadas na mesma coisa, com nomes e títulos diferentes?
Jesus entre outros deuses declara um enfático “Não! Todas as religiões não são iguais. Nem todas elas pregam a mesma mensagem. Há uma grande diferença e é importante saber como são diferentes ”.
O apologista Ravi Zacharias mergulha nas águas turvas do pluralismo – a ideia de que todas as religiões levam ao mesmo lugar – e nos mostra que essa ideia não poderia estar mais longe da verdade. Embora algumas religiões possam ter semelhanças, mesmo essas semelhanças chegam a um ponto em que se tornam diferenças. A maneira como devemos tratar uns aos outros parece ser uma ordem universal; nós a chamamos de Regra de Ouro. Mas mesmo essa ideia simples, embora apareça no cristianismo, budismo e fé islâmica, é radicalmente diferente quando realmente examinada e colocada em prática ao lado do resto dos ensinamentos da religião.
Esta não é a única ideia que Zacarias aborda. Ao longo de seu livro, ele aborda as grandes questões da vida. Isso não é apenas para mostrar como as principais religiões do mundo diferem em questões-chave, mas também para ilustrar como Jesus Cristo oferece a única resposta real sustentável e lógica para as grandes questões que temos. Isso inclui perguntas como: “O que acontece depois que morremos? Que papel a lógica e a razão desempenham na fé e na crença? Por que existe sofrimento no mundo, especialmente se Deus é amoroso e bom? ” Embora essas perguntas mereçam suas respostas, ele também procura responder a outra pergunta, talvez mais interessante: “Era Jesus quem afirmava ser?”
Essas e outras questões não são abordadas com um senso de justiça própria ou ignorância sobre essas outras religiões mundiais. Muito pelo contrário, na verdade. Zacharias nasceu e foi criado na Índia como parte do sacerdócio hindu. Ele é bem versado nos meandros das religiões que muitas vezes são ignoradas ou generalizadas. Zacarias dá a cada religião um tratamento justo, uma chance para que enfrentem as críticas. E isso não quer dizer que ele facilite para a fé cristã.
Embora ele busque a verdade com grande tenacidade, há um espírito gentil e humilde por trás de tudo. Jesus entre outros deuses , embora repleto de idéias e pensamentos elevados e elevados, é escrito com as histórias doces e honestas da jornada de um homem para descobrir o que era verdade, que religião ofereceu a verdade e como isso mudou sua vida e a vida de a família dele.
“A fé para o cristão é a resposta de confiança baseada em quem Jesus Cristo afirmava ser, e resultou em uma vida que traz tanto a mente quanto o coração em um compromisso de amor com ele. Esta é uma resposta irracional ou irracional baseada em tudo o que Cristo demonstrou ser? ””
Não se pega um livro escrito por um apologista, pensando que será uma leitura leve. Isso não vai acontecer. Ser um apologista, defendendo uma crença religiosa, é uma tarefa bastante pesada e instigante. Isso é verdade para a maior parte da obra de Ravi Zacharias, especialmente para Jesus entre outros deuses. Este é um livro pesado.
Mas, embora a noção de defender e explicar a fé de alguém possa ser muito absorvente, Zacarias faz um trabalho maravilhoso para amenizar o assunto em questão com inúmeras histórias pessoais. Não se iluda pensando que as histórias pessoais, neste caso, desviam os argumentos que este livro está tentando apresentar. Em todos os casos, seja a história do irmão de Zacarias encontrando a Rainha ou o falecimento de seu pai, a história adiciona um elemento muito humano a um tópico tradicionalmente árido. Essas percepções sobre a vida de Zacarias nos ajudam a compreender melhor o conteúdo do livro, o autor mais plenamente e o imenso poder que Jesus entre outros deuses revela.
É muito fácil ser consumido por este livro e rapidamente perder o tempo das horas. A sabedoria e a luz que são compartilhadas nestas páginas são extremamente necessárias, especialmente agora que há um número crescente de cristãos aceitando que todas as religiões conduzem a Deus. A verdade que Zacarias declara é atemporal e oportuna, mesmo que este livro tenha sido publicado em 2000. A exibição do forte contraste entre o Cristianismo e todas as outras religiões é necessária, e Jesus Entre Outros Deuses entrega exatamente isso.
Se eu tivesse que dizer que fiquei desapontado com alguma coisa neste livro, diria que é muito curto. Depois que Zacarias abordou uma questão ou tópico, descobri que queria que ele voltasse e recuperasse essa questão. Se ele pudesse ter dado mais exemplos ou explicado de mais uma maneira para mim, teria sido maravilhoso. Sei que este livro é um produto de consumo. Você não pode colocar tudo em um livro e distribuí-lo ao público. Isso resultaria em uma brochura monstruosa, que dobraria como um tijolo para segurar seu caminhão para trocar um pneu.
O resultado final de Jesus entre outros deuses é simplesmente lindo, um argumento bem pensado e construído contra uma visão pluralista das religiões. As afirmações que Jesus Cristo fez o ditinguiram. Não há maneira razoável de concluir após a apresentação de Zacarias que todos os caminhos da fé levam ao mesmo lugar. Se você ficar faminto por mais apologéticas, como eu, você só terá que mergulhar nas dezenas de outros livros que Ravi Zacharias publicou.
Quanto a Jesus entre outros deuses , este livro permanecerá NA MINHA PRATELEIRA como um grampo para a apologética cristã e um lembrete constante de porque Jesus é o único Deus entre uma cavalgada de falsos deuses.
Em Jesus entre outros deuses, o autor fornece respostas às dúvidas mais fundamentais sobre o cristianismo:
- Todas as religiões não são fundamentalmente a mesma coisa?
- Jesus era o que afirmou ser?
- É possível estudar a vida de Cristo e demonstrar de forma conclusiva que ele era e é o caminho, a verdade e a vida?
Em cada capítulo, Ravi Zacharias analisa uma afirmação que Jesus fez acerca de si próprio (“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, por exemplo) e contrasta — de forma convincente e apaixonada — a verdade de Jesus com os axiomas defendidos pelos fundadores do islamismo, do hinduísmo e do budismo. Além de uma pesquisa ampla e impressionante, o autor compartilha nessa obra seu testemunho pessoal sobre como avançou do desespero e da falta de sentido para a descoberta de que Jesus é, de fato, quem ele disse ser.
RAVI ZACHARIAS. É presidente e fundador de Ravi Zacharias International Ministries. Nascido na Índia, lecionou em mais de cinquenta países e em várias das universidades mais proeminentes do mundo. É autor de inúmeros livros, entre os quais O grande tecelão (Shedd Publicações), e apresenta o programa semanal de rádio Let the People Think. Ele e a esposa, Margie, são pais de três filhos.
O post Resenha do livro “Jesus entre outros deuses”, de Ravi Zacharias apareceu primeiro em Logos Apologetica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário