Respondendo críticas ao Argumento Kalam - Coisas de Crente

Ultimas

Post Top Ads

Ads 970x90

Post Ads

domingo, 13 de setembro de 2020

Respondendo críticas ao Argumento Kalam

Estas postagens são do Twitter da Sarah Salviander, que é astrofísica e cristã. Ela postou uma série de respostas a algumas críticas ao Argumento Cosmológico Kalam.

Ateus e céticos são rápidos em tentar criticar o Argumento Cosmológico Kalam alegando que há coisas que podem surgir sem causa, como o decaimento radioativo, etc. Este artigo responde a isso

A primeira premissa do Argumento Cosmológico Kalam – tudo o que começa a existir tem uma causa para seu início – é às vezes criticada com base na física moderna. Coisas como a decadência radioativa acontecem aleatoriamente, então talvez a causalidade seja um mito.

Qualquer pessoa que faça esse tipo de crítica não entende a física envolvida ou o que significa sem causa. É verdade que não podemos prever com alta precisão quando certos eventos, como o decaimento radioativo, ocorrerão. Contudo, *** ALEATÓRIA ≠ SEM CAUSA ***.

A maioria das pessoas entende isso intuitivamente. Por exemplo, o comportamento humano é notoriamente imprevisível, mas isso não significa que não haja causa para as coisas que fazemos.

Veja como saber se algo NÃO é sem causa: se certas condições precisam estar em vigor antes que um evento aconteça, não é sem causa. Vejamos alguns exemplos da física moderna.

Produção de partículas virtuais: as partículas virtuais não são realmente partículas; são perturbações em um campo, como o campo eletromagnético, que ocorrem *** devido à presença de outras partículas ***. Um tanto imprevisível, mas não sem causa.

Invocar eventos subatômicos para atacar a 2ª premissa do Kalam é um abuso da ciência. Por quê? Porque a) não funciona; e b) não há justificativa para aplicar seletivamente a ausência de causa, que é indistinguível da mágica aleatória, apenas a eventos e universos subatômicos.

Por que não aplicá-lo também à aparência de planetas, continentes, pessoas ou chaves de carros? O crítico “sem causa” do Kalam é obrigado a considerar que QUALQUER FENÔMENO no mundo natural pode ocorrer sem causa, o que explode o fundamento da investigação científica.

Obviamente, isso é impossível, a menos que o crítico esteja disposto a sacrificar a utilidade da ciência. Conclusão: pode haver críticas legítimas às premissas do Kalam, mas “coisas quânticas acontecem aleatoriamente, portanto, há eventos sem causa” não é uma delas.

Fonte: https://twitter.com/sarahsalviander/status/1038133370499342342
Tradução: Emerson de Oliveira

O post Respondendo críticas ao Argumento Kalam apareceu primeiro em Logos Apologetica.

This site is using SEO Baclinks plugin created by Locco.Ro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads